ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 43 vezes
Quarta-feira, 11 de outubro de 2017
MUNICÍPIO DE ÂNGULO ADERE AO PROGRAMA "A UNIÃO FAZ A VIDA" DA SICREDI
 

         “Este é um momento especial porque podemos contribuir com a sociedade. Se toda empresa se importasse com a educação teríamos uma sociedade mais justa”, enfatiza o diretor executivo da Sicredi União PR/SP, Rogério Machado, durante o lançamento do programa ‘A União faz a Vida’, em Ângulo/PR. O evento foi realizado no início desta semana (11/10) e reuniu representantes da cooperativa de crédito, da prefeitura, da secretaria de educação e professores de escolas municipais.

Com a iniciativa já são 29 municípios da área de abrangência da Sicredi União PR/SP que usufruem dos benefícios do programa. O trabalho atende mais de 160 escolas, 23 mil crianças e adolescentes e dois mil professores. Em âmbito nacional, o Sistema Sicredi contempla mais de 219 mil alunos, 18 mil educadores, de 1,4 mil escolas e 274 municípios. “Acompanhamos o encerramento dos projetos desenvolvidos durante o ano nos municípios que já implantaram o programa e sempre me emociono com os resultados. É gratificante ajudar a formar pessoas melhores para a sociedade”, comenta Machado.

Durante a cerimônia, o gerente de programas sociais da Sicredi Central PR/SP/RJ, lembrou que em 2017 a iniciativa atendia quatro municípios e, atualmente, já são 125. “Essa expansão significativa acontece porque o programa deixa legado. As crianças passam a ter brilho nos olhos porque a aula fica mais interessante, os pais se tornam mais participativos e a cidade vira uma grande sala de aula. É um método transformador”, enfatiza.

Para Gisely Almeida, assessora de programas sociais da Sicredi União, a educação é uma forma de desenvolver na sociedade valores de cooperação, cidadania, justiça e democracia. “Hoje o individualismo tem ganhado espaço e para obter uma comunidade de aprendizagem é preciso unir escola e família”. O gerente da agência de Ângulo, Ronaldo Dinis Varso, concorda e diz que essa é uma necessidade do município. “Vamos acompanhar o trabalho e ficaremos à disposição dos professores”, ressalta.

Animado, o prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, comentou que a educação é um grande desafio, mas está seguro de que o programa ‘A União faz a Vida’ trará benefícios para o município como um todo. “Quem ensina espalha conhecimento e quem aprende melhora o futuro. Esta é a nossa expectativa. Parabéns à iniciativa da Sicredi e a todos os educadores”.

   A secretária de educação de Ângulo, Tânia Cintra, destacou a enorme satisfação com a oportunidade de implantar o programa no município. “Só ouvimos avaliações positivas da metodologia, que deve ajudar a estruturar o desenvolvimento e crescimento do nosso município, que está com cerca de três mil habitantes”. Para a coordenadora pedagógica, Maria Angela Romeiro Negri, o método é uma inovação que vem a melhorar a prática de educação da cidade. “Com o empenho de todos tenho certeza de que os resultados serão promissores”, completa.

Ao final, o público também assistiu à palestra “Gestão da sala de aula”, ministrada pelo doutor em Ciência da Educação, Júlio Furtado, que tem graduação em Geografia, Pedagogia e Psicologia. Durante a abordagem ele ressaltou a importância da interação interpessoal entre aluno e professor, e que o educador precisa se inteirar da cultura do estudante porque a aprendizagem depende dessa aproximação positiva. “O aprendizado começa na subjetividade e depois vai para a objetividade. É preciso construir sentido para que se entenda o significado”.   

Programa 

O programa ‘A União faz a Vida’ disponibiliza uma metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas, privadas ou de instituições participantes, que recebem capacitação para aplicar o método.

Depois, o programa é aplicado na prática. Nesta etapa, professores e alunos definem uma temática que será abordada durante o ano letivo, envolvendo o conteúdo das disciplinas. O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos.

No final do ano, em evento de culminância, são apresentados os resultados desse grande trabalho, com exposições, teatros e música.

A Sicredi União desenvolve mais de 20 projetos sociais, que impactam mais de cem mil pessoas. Recentemente o programa ‘A União faz a Vida’ também foi lançado no município de Tapejara/PR (em 11 de agosto) e de Casabranca/SP (em 15 de agosto).

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: De Segunda a Sexta das 8h às 12h - 13h às 17h

(44)3256-1133 Cel: (44)9919-3999 OU (44)9919-3777

prefeitura@angulo.pr.gov.br

Av. Valério Osmar Estevão, 72 - Centro - CEP: 86755-000 - ANGULO - Paraná